Movimento Internacional Anti-Touradas
INTERNATIONAL MOVEMENT AGAINST BULLFIGHTS

SELECT LANGUAGE
English  Français  Italiano  Português  Español



ACTUALIZAÇÃO - CAMPANHA CONTRA O REGRESSO DE TOURADAS À ALGÉRIA

As touradas programadas não se realizaram em 2012. Continuaremos atentos ao desenrolar da situação em 2013.



ACTUALIZAÇÃO - CAMPANHA INTERNACIONAL CONTRA O REGRESSO DE TOURADAS AO PANAMÁ


Em 15 de Março de 2012 o Parlamento do Panamá aboliu as touradas no país, sejam elas ao estilo espanhol ou português.


VITÓRIA HISTÓRICA - 28 de Julho 2010 - CATALUNHA PROIBE TOURADAS



CHINA DIZ NÃO ÁS TOURADAS - CAMPANHA CONTRA O REGRESSO DE TOURADAS Á CHINA

A China diz NÃO ás touradas. De acordo com vários artigos publicados pela imprensa espanhola, as autoridades chinesas decidiram não permitir a realização de touradas no país.
As autoridades afirmam que foram inundadas por cartas de protesto de todo o mundo e também de grupos e cidadãos chineses.

A todos os que enviaram cartas de protesto, permitindo este desfecho, o nosso obrigada em nome dos que não podem falar.

Para ler os artigos em espanhol:

http://www.abc.es/agencias/noticia.asp?noticia=264786

http://www.andaluciainformacion.es/portada/?a=108301&i=13

http://www.elespectador.com/noticias/actualidad/articulo186382-china-dice-no-los-toros

http://www.larazon.es/noticia/8451-china-dice-no-a-los-festejos-taurinos



ACTUALIZAÇÃO - CAMPANHA INTERNACIONAL CONTRA RODEO TOUR EUROPE 2009

Os rodeos tiveram lugar em várias cidades espanholas, no entanto a assistência foi baixa, vários foram cancelados devido a "problemas técnicos" ou "mau tempo" e o European Rodeo Tour regressou aos Estados Unidos da América.

Isto significa que os rodeos programados para Itália, Alemanha, Bélgica, Portugal e França foram cancelados. De acordo com vários artigos publicados em jornais o Rodeo Europe Tour foi um fracasso financeiro. A indústria dos rodeos programou demasiados eventos para um curto espaço de tempo e reconhecem que tiveram vários problemas logistícos. Os cowboys admitiram que se sentiam "muito cansados" e que mal tinham tempo para deslocar animais e materiais de uma cidade para outra em tempo útil.
Existem fortes probabilidades de um regresso á Europa, especialmente a Espanha, portanto temos que estar atentos.


A Companhia Rumford Rodeo e a Associação Profissional de Cowboys de Rodeos (PRCA) organizaram um tour de rodeos americanos em vários países europeus.

O primeiro país foi Espanha com várias cidades a receberem estes espectáculos:

Madrid 18/19 de Setembro
Guadalajara 23 de Setembro
Castellón 25 de Setembro
Valencia 26/27 de Setembro
Benidorm 30 de Setembro - CANCELADO
Marbella 2 de Outubro
Albacete 4 de Outubro - CANCELADO
Puerto de Sta. María 10 de Outubro
Badajoz 12 de Outubro - CANCELADO
Logroño 17 Outubro

Os outros países seriam Itália, Alemanha, Bélgica e França.
Génova, Itália (31/10 e 1/11), Milão, Itália (7 e 8/11), Dusseldorf, Alemanha (15 e 16/11), Antuérpia, Bélgica (21 e 22/11) e Lille, França TODOS CANCELADOS.

Portugal também estaria incluído no tour. Presumimos, que as cidades seriam Lisboa e Porto.

Se estes rodeos tivessem sucesso existiam planos para os expandir a outros países em 2010, Suécia e Holanda.

Notícias de jornais:

http://www.prorodeo.com/news.aspx?xu=1596
http://www.adn.es/local/madrid/20090831/NWS-1200-Ventas-Rodeo-septiembre-espanolas-americano.html
http://www.marbellaguide.com/blog/us-rodeo-tour-marbella/
http://www.theolathenews.com/119/story/510478.html

ACTUALIZAÇÃO - Intiative Anti-Corrida filmou o rodeo de Valência 2009.Um video vale mais que uma longa descrição:
http://www.youtube.com/watch?v=m9bo5M4KjMI



CAMPANHA INTERNACIONAL CONTRA O 1º RODEIO NO PORTO - PORTUGAL

Apesar das centenas de protestos enviados de todo o mundo, contra a realização do rodeio, e apesar dos esforços conjugados de várias associações de defesa animal para que o mesmo não se realizasse, as autoridades nada fizeram e o mesmo teve lugar.
Nenhum dos patrocinadores se demarcou do rodeio, mesmo sabendo que o mesmo era e é ilegal. Mas a luta continua contra a proliferação desta barbaridade em Portugal.




EURODEPUTADOS AFICIONADOS PAGOS PELOS CONTRIBUINTES

Eurodeputado espanhol organizador de Exposição tauromáquica no Parlamento Europeu dias 4 e 5 de Junho 2008


Luis de Grandes

Eurodeputados que apoiam e estarão presentes nesta vergonhosa exposição

Espanha-Mendez Vigo

França-Gilles Savary

Portugal-Graça Moura


Reino Unido-Daniel Hannan

Bélgica-Gérard Deprez

O eurodeputado belga Gérard Deprez desistiu de participar nesta exposição porquanto não quer o seu nome associado a espectáculos cruéis.

Esta exposição custará aos contribuintes a "módica" quantia de 350.000 euros dinheiro canalizado através das Comunidades Autonómicas de Andaluzia, Aragão, Castela La Mancha, Castela e Leão, Estremadura, Navarra, Valência e Madrid. Convêm relembrar que estes eurodeputados são pagos com o dinheiro dos nossos impostos.


CAMPANHA DE APOIO Á DECLARAÇÃO ESCRITA 0002/2007- PROIBIÇÃO DE TOURADAS NA UNIÃO EUROPEIA

Somente 211 eurodeputados assinaram a Declaração quando o número necessário era de 393 o que significa que os criadores de touros de lide continuarão a receber subsídios.

SUBSIDIOS
Os criadores de touros de lide recebem vários subsídios que são obtidos atavés de uma variedade de "esquemas", não directamente como subsídios destinados a touros de lide mas destinados a bovinos. O sistema destes subsídios é deveras complicado, porque consiste em diversas verbas de valores variáveis. Existem subsídios tais como: Premium beef, subsídio de sacrifício ( que é pago quer o animal seja abatido no matadouro, quer seja morto na praça de touros) e também um subsídio de criação extensiva. Estes subsídios são complementos da nova PAC. A PAC tem vindo a ser modificada ao longo dos anos e desde 2005 a regra é a do pagamento único e depois vários complementos que são adicionais ao pagamento único.

Isto permite aos criadores de touros de lide, sobretudo os espanhóis embolsarem milhões de euros que saem directamente dos bolsos dos contribuintes europeus.


CAMPANHA CONTRA A REINTRODUÇÃO DE TOURADAS NA ILHA MARGARITA/VENEZUELA

Infelizmente a tourada progamada para dia 29 de Dezembro de 2006 teve lugar.


QATAR AIRWAYS PROMOVEM TOURADAS

Nunca recebemos qualquer resposta da Qatar Airways, como tal não temos qualquer informação se a promoção em questão foi ou não retirada. Caso tenham alguma informação, agradecemos nos contactem.


CHINA, OUTRO PAÍS COM TOURADAS

photo by AP


photo by AP



Apesar dos milhares de cartas enviadas ás autoridades chinesas as touradas tiveram lugar nos dias 23 e 24 de Outubro de 2004.

No entanto, nesta história há algo que não bate certo. Inicialmente foi afirmado que seria uma tourada espanhola, no entanto os touros acabaram por regressar aos currais vivos, mesmo depois de terem sido picados e bandarilhados.

A explicação é muito simples, existem outras cidades chinesas que estão interessadas em realizar touradas.

As cidades interessadas são: Wuhan, Cantão e Chengdu. Não conseguimos ainda apurar se os chineses vão começar a criar touros ou se simplesmente vão usar os oito enviados para Shangai noutras touradas.

MATADOR ESPANHOL PROMOVE TOURADAS EM SPOT TELEVISIVO /KUALA LUMPUR- MALÁSIA


Relativamente a esta campanha recebemos a seguinte carta do Ministro da Informação:

Agradeço o seu email dirigido ao Ministro da Informação da Malásia relativo a um anúncio publicitário envolvendo um toureiro espanhol.

Gostaria de informar que o Governo da Malásia está a investigar este assunto seriamente uma vez que o nosso país não tem este tipo de actividades. O governo tomará também as devidas medidas contra a companhia ou pessoas envolvidas na filmagem do referido anúncio se é que o mesmo foi rodado na Malásia.

O povo da Malásia não tortura animais seja porque motivos seja, desporto ou entertenimento, ao contrário de outros países da Europa.

TARMIDZI HASHIM
Director
Public Relations Division
Ministry of Information,
Malaysia

CAMPANHA CONTRA A MORTE DE UM TOURO COM LANÇAS CRAVADAS NO SEU CORPO QUE SERÁ CELEBRADO EM TORDESILHAS (VALLADOLID – ESPANHA)


Todos os anos em Setembro, em Tordesilhas (Valladolid, Espanha), é martirizado e assassinado um touro num espectáculo denominado “Toro de la Veja”, que consiste numa multidão de pessoas armadas com lanças medievais a perseguirem um touro através do campo, cravando-lhe lanças em qualquer parte do corpo, até o matarem.

No dia 16 de Setembro "Gañaflero" foi trespassado até á morte com lanças.

Por favor enviem o postal abaixo com o texto para:

ayto.tordesillas@dip-valladolid.es,
presidencia@dip-valladolid.es,
prensa@dip-valladolid.es,
presidente.responde@jcyl.es,
turismo@tordesillas.net




¿Como é possível que em 2003 se continuem torturando e matando animais não humanos?

¿E como é possível que Espanha que pretende passar a imagem de ser um país civilizado permita a existência de um espectáculo tão bárbaro e selvagem como este?

Não conseguimos entender que em pleno séc.XXI, se permita que uma multidão de pessoas armadas con lanças medievais persigam um touro pelo campo, cravando-lhe as lanças em qualquer parte do corpo até o matarem.


CAMPANHA CONTRA TOURADA NA EXPO 98

Lamentamos mas apesar dos milhares de cartas enviadas á Parque Expo 98 e ao Presidente da Câmara Muncipal de Lisboa, a tourada realizou-se. Sem qualquer surpresa o Presidente da Câmara fez questão de estar presente como aficionado e apoiante de tortura.Também não será surpresa para ninguém o facto do Presidente da República ter enviado uma carta de homenagem ao taurotorturador João Moura, pelo facto de tão bem representar a "arte Marialva". Simplesmente vergonhoso.

CAMPANHA CONTRA TOURADAS NA GUATEMALA

Apesar dos milhares de cartas enviadas ás autoridades da Guatemala , lamentamos informar que as touradas se realizaram nos dias 22 e 23 de Fevereiro. Não estamos a exagerar números de facto um jornalista guatemalteco escreveu um artigo de opinião muito desagradável em que se queixava que tinha recebido num só dia 1000 emails de todo o mundo, e isto aconteceu no segundo dia depois da campanha ter sido lançada.

Infelizmente os milhares de protestos não impediram as touradas e agora temos mais um país com touradas. De acordo com as nossas investigações a Guatemala tinha deixado de ter touradas há 20 anos.Mais um país a juntar-se á lista negra da taurotortura. Queremos agradecer a todos pelo apoio. Afinal esta luta é uma guerra e nós acabamos de perder uma batalha mas a luta continua e temos que impedir a expansão dos torturadores e abusadores de animais e ao mesmo tempo lutar para acabar com as touradas nos países que já as têm.







FUNDAÇÃO RELIGIOSA DE EL SALVADOR PROMOVE TOURADAS

Como temíamos a tourada de beneficência a favor da Fundação Padre Arrupe, em Saragoça, Espanha, foi realizada. O propósito desta campanha era não só denunciar as touradas que ultimamente se realizam a favor de crianças carentes, deficientes, doentes, etc, mas também impedir que o presidente de El Salvador estivesse presente na dita tourada.

Em vão, o senhor esteve presente na mesma, dando assim o seu aval como autoridade máxima de um país á tortura e á crueldade. Quando o chefe máximo de um país que não têm touradas aceita ser convidado de honra numa tourada, num outro país , neste caso Espanha, está aberto um perigoso precedente para que mais tarde ou mais cedo El Salvador venha a ter touradas.

Quanto á Fundação Padre Arrupe, depois de algumas investigações descobrimos que a Presidente da Fundação é sogra do matador espanhol Espartaco, mais a Fundação é publicitada na página oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros de El Salvador.

Uma vez mais se prova que a política e os lobbies tauromáquicos andam de mãos dadas e os tentáculos são muitos.

Muitas pessoas que são contra as touradas afirmaram alto e bom som que o mundo taurino é outra Mafia, alguém duvida?

VITÓRIA - TOUROS DE FOGO EM SANTARÉM PROÍBIDOS

Este é talvez um dos dias mais felizes da nossa luta, conseguir a proibição dos touros de fogo em Portugal, é uma vitória inolvidável, impedir uma bárbarie como esta era um imperativo e graças a todos vós conseguimos. Parabéns.

É altura de festejar mas antes queremos agradecer , um agradecimento muito especial á Animal pela força que nos deram e pela maneira como nos ajudaram.

Só nos resta desejar que outras vitórias como esta sejam conseguidas porque aqueles que defendemos agradecem.


PÚBLICO 13.2.2003

Toiros de Fogo Proibidos em Santarém
Por MIGUEL MOITEIRO MARQUES
Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2003

Archotes colocados nas hastes
"Organizadores são pessoas que terão perturbações mentais graves e cujas actividades atingem um nível de malvadez que merece tratamento psiquiátrico"

A largada de toiros com archotes nas hastes, programada para a Feira Nacional de Toiros, a decorrer de 14 a 16 de Fevereiro em Santarém, foi proibida pela Inspecção Geral das Actividades Culturais (IGAC), por causa dos maus tratos infligidos aos animais.

Mas a autarquia recorreu da decisão, alegando que os chamados toiros de fogo não são molestados e que se trata de uma tradição mediterrânica. Revoltadas, as associações zoófilas deverão anunciar hoje medidas para travar a iniciativa.

Segundo a vereadora da Cultura de Santarém, Idália Moniz, o espectáculo "não vai além de uma tradicional largada de toiros", com a diferença de ser colocado um artefacto nas hastes com dois archotes. Os animais são conduzidos por toureadores de Valência (Espanha), que executam acrobacias por cima do touro, "sem nunca espetar qualquer farpa". Em momento algum o toiro é molestado ou queimado, diz, realçando que o espectáculo, aprovado por unanimidade na câmara, é "uma mais-valia cénica" para o Ribatejo. "Quem é que quer queimar um animal?", interroga.

Versão diferente é a da associação Animal e outras organizações zoófilas europeias. De acordo com a International Web Against Bullfights (Rede Internacional contra as Corridas de Toiros), os animais são atados a um poste. Numa estrutura sobre as hastes são postas bolas inflamáveis, normalmente de alcatrão, que ardem várias horas. O sofrimento provocado pelas queimaduras nos olhos, focinho e na boca é tão grande, referem as associações, que os toiros se atiram violentamente contra as paredes.

"Os organizadores dos toiros de fogo são pessoas que terão perturbações mentais graves e cujas actividades atingem um nível de malvadez que merece tratamento psiquiátrico", aponta Artur Mendes, da Animal.

Na semana passada, a Associação Animal fez uma exposição à IGAC, depois de ter recebido um parecer de um veterinário assegurando existir sofrimento psicológico, além das dores provocadas pelas queimaduras. No dia seguinte, a inspecção proibiu o evento.

A realização dos toiros de fogo motivou ainda uma queixa na Comissão Europeia contra a Câmara de Santarém, apresentada por um elemento ligado às associações zoófilas portuguesas, como forma de travar o financiamento do projecto Minotauro. Santarém e outras cidades de Espanha, França e de Creta apresentaram uma candidatura para obter um milhão e 300 mil euros para o desenvolvimento das heranças culturais e regionais. O objectivo destas cidades, dizem as organizações de defesa dos animais, é "espalhar as corridas de toiros como parte da cultura mediterrânica".



VICTÓRIA - TRIBUNAL CONSTITUCIONAL CHUMBA "LEI" AÇORIANA QUE PERMITIA CORRIDAS PICADAS

Em 21/11/02 o Tribunal Constitucional declarou que a lei aprovada pelo Parlamento Açoriano é declaradamente inconstitucional.

Diário de Noticias 21.11.02

Tribunal constitucional chumba «sorte de varas» nos Açores
De acordo com um comunicado hoje divulgado, a decisão foi tomada por unanimidade e fundou-se "na falta de interesse específico regional".
Na Região Autónoma dos Açores não existe "uma configuração especial da matéria" que pudesse "justificar que a proibição da "sorte de varas" se devesse ali pautar por critérios diversos dos que valem para o todo nacional".
A fiscalização preventiva do diploma fora solicitada pelo ministro da República para os Açores, Sampaio da Nóvoa, no início do mês, fundamentada nomeadamente na constatação de "violação dos limites constitucionais de competência legislativa regional".
Sampaio da Nóvoa, na exposição ao Tribunal Constitucional, considerou que "a matéria versada no diploma - espectáculos tauromáquicos com utilização da "sorte de varas" - não se reveste de interesses específico regional".

CAMPANHA CONTRA ACTIVIDADES TAURINAS PARA CRIANÇAS

A Câmara Muncipal de Santarém realizou a largada de bezerros apesar de ter recebido centanas de cartas de protesto.

CAMPANHA CONTRA A BEBIDA "STRONGBOW" POR PATROCINAR AS CORRIDAS DE PAMPLONA

A informação que temos é que este anúncio já não é exibido na TV Britânica. No entanto, Bulmers jamais teve a cortesia de responder aos emails de protesto.

A TOURADA EM CARCASSONNE REALIZOU-SE NO DIA 1 DE SETEMBRO, 2002

Esta cidade faz agora parte da lista negra das cidades sangrentas.